MENU

Venha descobrir o município de São Cristóvão em Sergipe

Conheça São Cristóvão, a cidade histórica que já foi capital do estado e hoje faz parte da Grande Aracaju!

sao-cristovao-sergipe.jpg

São Cristóvão (Sergipe)

 

São Cristóvão em Sergipe é uma “cidade histórica de muitos títulos”, como bem disse o poeta e historiador sergipano, Thiago Fragata.

Um deles é o de patrimônio cultural da humanidade, atribuído pela UNESCO a uma de suas praças.

O município que já foi capital do estado e faz parte da Grande Aracaju (região metropolitana), é considerado o quarto mais antigo do país com seus 428 anos.

A região possui muitos predicados, só para citar alguns, temos:

  • arquitetura que reconta a história do Brasil Colonial;

  • turismo histórico;

  • romaria do Senhor dos Passos;

  • festas populares, com blocos de carnaval e os bonecos gigantes;

  • natureza exuberante;

  • entre outros.

Além de tudo isso, a cidade ainda abriga a sede da maior instituição de ensino superior do estado: a Universidade Federal de Sergipe.

Impressionado com a diversidade de São Cristóvão? Então fique com a gente e vamos continuar descobrindo essa região ao longo deste artigo.

Uma cidade que convida para morar

Conforme antecipamos, São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, foi fundada no ano de 1590, por um português com o mesmo nome: Cristóvão de Barros.

Apesar de sua inauguração por um português, a cidade foi construída por espanhóis, isso porque, na época em que ela nasceu o Brasil estava sob a administração de duas coroas, a de Portugal e da Espanha.

A esse evento a cidade deve a sua arquitetura, exclusiva no Brasil: o único traçado urbano de origem espanhola no país.

São Cristóvão foi capital de Sergipe até o ano de 1855, quando perdeu o posto para Aracaju.

A distância entre as duas cidades é de 25 quilômetros, ou seja, a antiga capital e a atual são muito próximas.

Complexo urbano

O maior bairro em número de habitantes e que abriga mais da metade da população da cidade é o Rosa Elze, onde está sediada a Universidade Federal de Sergipe. Se quiser conhecer mais sobre o bairro, clica aqui.

Além do Rosa Elze, outro conjunto habitacional importante na região é o Eduardo Gomes, vizinho próximo do primeiro, que se destaca pelo comércio desenvolvido nele.

Os dois bairros abrigam um grande número de estudantes da UFS que, vindos de várias cidades do país, encontraram na região um novo lar.

Quem mora nas áreas urbanas de São Cristóvão elogia o trânsito tranquilo da região e o policiamento, com frequentes rondas.

A presença da Universidade proporciona alguns confortos para quem vive nas áreas vizinhas, como pavimentação das estradas, investimentos no trânsito, nas escolas e nos negócios da região.

Além disso, os moradores do bairro têm à sua disposição lotéricas, bancos, bares, restaurantes, postos de combustível, padarias, lanchonetes, armarinhos e uma infinidade de pontos de venda de produtos e serviços.

Outro destaque pode ser dado às grandes redes de supermercado encontradas na região, como o GBarbosa e Todo Dia.

Zona rural

Até mesmo a zona rural do município é próspera, do ponto de vista da economia. Os trabalhadores rurais são responsáveis por aquecer o comércio local através da produção de uma variedade de alimentos, cultivados no modelo de agricultura familiar.

Gado de corte, leite, cabras, galinhas, ovos, milho, mandioca, macaxeira, batatas, abóbora, mel, mangaba e umbu, são alguns exemplos de alimentos produzidos por essas famílias.

Uma característica importante dessa produção é que boa parte dos alimentos são orgânicos, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos.

A essas comunidades é atribuída a produção de 50% dos cerca de 800 mil litros/dia produzidos no sertão sergipano, além da geração de 30 mil empregos diretos.

Viu só como São Cristóvão é uma cidade convidativa para morar?

Mas as qualidades dela não param por aí, a cidade reserva ainda um exuberante Centro Histórico e importantes festas culturais populares.

Vamos ver algumas delas.

O complexo cultural de São Cristóvão (Sergipe)

São Cristóvão foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1967 e, a nível estadual, classificada como Cidade Histórica pelo decreto-lei nº. 94 de 22 de junho de 1938, do Governador-Interventor Eronildes Ferreira de Carvalho.

Tamanho reconhecimento da cidade se deve a sua própria história e a toda a efervescência cultural que ela torna possível.

A romaria em homenagem ao Senhor do Passos e o carnaval, são os principais exemplos.

O carnaval são-cristovense é marcado por bonecos gigantes (como os de Olinda - PE) e bloquinhos de rua que desfilam no Centro Histórico no Grande Rosa Elze.

 

A Romaria de Senhor dos Passos é uma festa que acontece há mais de dois séculos e é considerada Patrimônio Imaterial de Sergipe.

O evento atrai uma média de 40 mil visitantes para São Cristóvão e conta com o apoio do governo do Estado, Banese e Polícia Militar para a sua realização.

 

A festa, que consiste em duas procissões puramente religiosas, faz parte do calendário oficial do Estado.

Além de ser reconhecida como a segunda maior peregrinação de Sergipe e a terceira maior peregrinação do Nordeste.

Os romeiros concentram as celebrações na famosa Praça São Francisco, reconhecida pela UNESCO, em 2010, como patrimônio cultural da humanidade.

A praça abriga um complexo arquitetônico formado pela Igreja e o Convento de São Francisco, pelo Museu de Arte Sacra (com mais de 500 peças dos séculos 17 a 20), pela Santa Casa e Igreja de Misericórdia, pelo Palácio Provincial e o casario antigo.

 

O complexo formado por essas edificações remonta os séculos XVI e XVII.

Uma curiosidade: a Irmã Dulce, considerada irmã dos pobres, fez seus votos no Convento do Carmo em 15 de agosto de 1934, onde viveu alguns anos, antes de se mudar para a Bahia, onde foi muito conhecida.

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer na cidade e fica pertinho da Praça São Francisco é a Igreja de Santa Isabel e Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição, que têm sua construção datada em 1607 e onde são vendidos tradicionais biscoitos produzidos pelas religiosas, os chamados bricelets.

Que tal morar em São Cristóvão - Sergipe?

E aí, você também ficou encantado com o município de São Cristóvão?

Nós valorizamos tanto a região, que apostamos nela como um excelente lugar para viver.

Afinal, querer morar numa cidade repleta de conforto, acessibilidade e internacionalmente reconhecida como patrimônio cultural da humanidade, não é nem um pouco difícil, não é mesmo?

E é por acreditar em São Cristóvão, que nós da Nassal investimos no lançamento de empreendimentos na região, como é o caso do Verde Monte Sierra e o Verde Monte Florata, com apartamentos de até 45,75 m², com um e dois quartos.

Os dois condomínios estão localizados perto da UFS, com acesso pela Rodovia João Bebe Água, no Rosa Elze.

Caso queira visitar os empreendimentos, fale com um de nossos consultores.

Venha morar em São Cristóvão, e o melhor, em um Nassal!

Conheça a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada por seus apartamentos de qualidade e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 40 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.

Conheça os nossos empreendimentos!