MENU

6 passos para organizar suas finanças

 

sem dividas.png

A melhor maneira de começar 2017 com o pé direito é organizar sua vida e evitar problemas futuros. As despesas são preocupações constantes na vida de qualquer pessoa, mas a solução é simples: gastar menos do que a sua receita e poupar sempre que puder. Aprenda os 6 passos para organizar suas finanças e diga adeus às dívidas excessivas.
 

-Primeiro passo: Planejamento. Crie uma planilha com suas dívidas, despesas fixas e gastos ocasionais e monte o seu orçamento, o importante é não ultrapassar o dinheiro disponível.

Plahinha de gastos.png

 

-Segundo passo: Definir prioridades. Se você seus gastos estiverem ultrapassando o orçamento, é necessário priorizar despesas essenciais e cortar as que podem esperar até que suas finanças estejam equilibradas, como viagens e passeios.

 

-Terceiro passo: Pagar as contas em dia. Fique atento às datas de vencimento de cada dívida, evitando atrasos e altas multas na fatura seguinte, principalmente de cartões de crédito.

 

-Quarto passo: Comprar à vista. Sempre que puder, prefira realizar o pagamento de suas compras à vista, isso evita o parcelamento e as altas taxas de juros do pagamento a prazo caso haja atraso.

Compre à vista.jpg

 

-Quinto passo: Controlar o impulso. Compre somente o necessário e evite cometer alguns deslizes adquirindo coisas que mal usará depois.

Controle os impulsos.jpg

 

-Sexto passo: Poupar sempre. É muito importante guardar uma parcela do seu dinheiro para emergências. Poupando entre 10% e 20% de seu salário, você consegue enfrentar qualquer imprevisto e evitar prejuízo.

Cofrinho.jpg

 
Com planejamento e pequenos ajustes no seu orçamento, você consegue pagar suas dívidas e ainda pode aproveitar o dinheiro extra para investir em momentos de lazer.