Saiba por que investir em imóveis na planta pode ser muito vantajoso

Postado em em 26/11/2018 às 12h27

por-que-investir-em-imoveis-na-planta.jpg

Saiba por que investir em imóveis na planta pode ser muito vantajoso

Com as oscilações do mercado financeiro, investir em imóveis na planta é uma das alternativas encontrada por muitas pessoas para assegurar seu futuro e garantir que, a longo prazo, esse investimento traga um ótimo retorno.

Mas como em todo tipo de investimento, o mercado imobiliário apresenta características próprias e requer do investidor conhecimento e cautela.

Nesse artigo você vai entender as principais particularidades do mercado imobiliário e como você pode fazer um bom negócio.

Quais as características de um imóvel na planta?

Para começar você precisa entender, ainda que panoramicamente, as opções de investimento disponíveis no mercado imobiliário, afinal, estamos falando de um mercado muito competitivo, repleto de opções.

Os imóveis na planta são empreendimentos que podem ser adquiridos ainda na fase de construção, sua procura se dá, principalmente, porque são oferecidos descontos maiores do que em um apartamento pronto, por exemplo.  

Eles podem ser comprados em qualquer etapa da obra, entretanto, o valor pode mudar conforme as obras avancem. Uma dica importante para quem pretende investir em imóveis na planta, é buscar por apartamentos em locais com tendência ou já valorizados.

Assim, após a conclusão da obra, o imóvel pode ser vendido por um valor superior ou alugado com mais facilidade garantida uma renda fixa mensal para o dono durante todo o tempo do contrato.

Investir em imóveis na planta ou imóveis prontos?

Muitas pessoas têm essa dúvida na hora de decidir qual o tipo de imóvel comprar.

A resposta para essa pergunta é simples, depende! Qual é o seu objetivo com a compra do imóvel?

Pergunto isso porque algumas pessoas têm certa urgência em sair do aluguel, e acabam optando por um imóvel pronto. Neste caso, o objetivo não é o investimento em si, mas sim realizar o sonho da casa própria. Se este for o seu caso, a compra de um apartamento pronto é a solução mais adequada.

Entretanto, é importante lembrar que, apesar de ser a situação ideal, para encontrar um apartamento novo à venda, você vai precisar fazer um investimento inicial bem maior do que em um imóvel na planta.

Isso porque além da entrada, que geralmente corresponde entre 20% a 30% do valor total do bem, você vai precisar realizar algumas reformas (colocar piso ou porcelanato, blindex no banheiro, etc.) no imóvel antes de poder morar, o que já aumenta o custo inicial dessa aquisição.

Se o seu objetivo realmente for fazer um investimento seguro, visando retorno a médio ou longo prazo, investir em imóveis na planta é a opção ideal para você.

Geralmente o preço inicial e as parcelas para a aquisição deste tipo de imóvel, são muito mais acessíveis e favoráveis do que para imóveis novos.

Além disso, ao final da obra o valor do bem será maior que quando você realizou a compra, o que irá refletir no valor total do seu investimento.

Então tudo irá depender da sua necessidade, da urgência que você tem ou do tipo de retorno que deseja ter com esse apartamento.

Ainda ficou com dúvidas?

Você pode conferir o artigo que escrevemos sobre apartamento pronto ou na planta, talvez te ajude a fazer uma escolha mais assertiva!

Vantagens de investir em imóveis na planta

De tempos em tempos, o mercado imobiliário do país passa por uma valorização, é preciso estar atento para que as oportunidades decorrentes desses períodos possam ser aproveitadas. Uma delas pode ser comprar apartamento na planta.

Conheça as vantagens desse tipo de investimento:

Um apartamento na planta geralmente irá valorizar  

Esse pode ser um investimento muito assertivo se você souber como escolhê-lo. Por isso, pesquise os melhores locais e tenha em mente a faixa de preço que busca.

A tendência é que com o progresso da obra ou após sua conclusão, haja uma valorização natural do imóvel.

Para ter garantias disso, você precisa considerar alguns fatores externos como a escolha do bairro ou vizinhança, paisagens naturais ou proximidade de locais estratégicos como, pontos de ônibus, farmácias, mercados, lojas, shoppings centers e escolas.

Preço e parcelas mais acessíveis

Como já sinalizamos, um dos principais motivos que levam as pessoas a investir em imóveis na planta é o seu preço consideravelmente menor em relação a um apartamento pronto.

Além disso, ao adquirir um imóvel na planta você terá o período obra para suavizar o percentual da sua poupança.

Garantia do bem

Um imóvel adquirido na planta pode ter em média 5 anos de garantia, de acordo com o memorial descritivo pelo empreendimento.

Imóveis na planta, sinônimo de inovações e modernidade

Se você pretende no futuro morar no apartamento, suponho que se preocupa com a qualidade do imóvel.

Não sei se você sabe, mas alguns imóveis na planta podem apresentar o que há de mais novo no setor de construção civil.

Além disso, uma das principais questões das áreas urbanas é o aproveitamento de espaço. Pensando nisso, um dos benefícios de investir em imóveis na planta é que eles podem ser modificados antes mesmo da sua conclusão.

Para isso, você deve verificar no calendário da construtora em que período você pode realizar essas reformas.

Mas tenha cuidado!

A modificação de um projeto é algo que deve ser muito bem pensado, visando atender às suas necessidades sem pôr em risco a sua segurança ou realizar alterações que você possa se arrepender no futuro.

Conte com a ajuda de um profissional para realizar as reformas, ele saberá que é preciso fazer.

Porque o INCC é importante?

Ao realizar esse tipo de investimento imobiliário, observe as variações nas taxas de juros do INCC (índice nacional do custo da construção), esse é um valor atualizado mensalmente e corresponde aos juros da obra.

Esse índice corresponde aos custos dos materiais utilizados na obra e são aplicadas em imóveis na fase de construção.

Uma dica que vale ouro!

Se sua procura é pelas melhores condições de compra, é importante ficar atento aos períodos de lançamento dos empreendimentos, esse é o momento onde você pode conseguir as melhores propostas junto a construtora.

Para quem gosta de se planejar, o ideal é realizar investimento em imóveis durante o lançamento. Nesta fase do empreendimento, você poderá fazer um investimento seguro sem comprometer uma grande quantidade do seu capital.

Cuidados e recomendações importantes

Assim como todo investimento, investir em imóveis na planta apresenta seus riscos.

Em alguns empreendimentos a entrega das chaves pode atrasar. Por contrato, as construtoras têm até 180 dias estipulados para a entrega do imóvel após o prazo acertado inicialmente no projeto.

Mas em outros casos, esse prazo é ultrapassado e isso pode gerar algumas complicações e dores de cabeça.

Por isso na hora de comprar imóveis, sejam eles novos ou na planta pesquise por construtoras confiáveis, com procedência, qualidade e rigorosidade nos prazos de entrega, isso faz toda diferença.

Espero que tenha gostado desse artigo!

Aproveite e confira nosso eBook gratuito com o que você precisa saber para financiar um imóvel. Baixe e aproveite!

Imóveis na planta é com a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada por seus apartamentos de qualidade e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 28 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.

Conheça os nossos empreendimentos, e entre contato conosco, agende uma visita!

Política de Privacidade 2018 Copyright - Todos os direitos reservados.