Apartamentos pequenos decorados: amplie o espaço da sua casa

Postado em em 26/09/2018 às 10h28
apartamentos-pequenos-decorados.jpg

Apartamentos pequenos decorados: amplie o espaço da sua casa

 
 

Apartamentos pequenos decorados com muitos truques, prometem otimização e ampliação dos espaços!  Quer aprender como fazer isso?

Então é melhor estar preparado, pois são muitas dicas e soluções!

Neste artigo, vamos te ajudar a escolher os móveis ideais levando em conta o tamanho do seu espaço, soluções em móveis planejados e multiuso e mais...

Dicas e truques para aumentar consideravelmente sua casa!

É possível ter um espaço amplo e aconchegante mesmo em apartamentos de 45m² ou menos. Não acredita?

Então continue lendo este artigo que você vai se encantar com as alternativas!

Primeira dica importantíssima: Não compre os móveis antes de medir os espaços da sua casa. Já pensou na possibilidade de não passar na porta ou simplesmente interferir no espaço destinado a passagem?  

Ficar se esbarrando nos móveis por causa da quantidade ou tamanho não é nada agradável, por isso, antes de comprar, meça todos os espaços com uma trena e pense na possibilidade de investir nos móveis planejados.

Como aproveitar o máximo de espaço no apartamento

Devemos aproveitar o máximo de características que seu apartamento oferece: quantidade de paredes, divisórias, cores claras e escuras, iluminação, janelas, portas que possam ser substituídas por portas de correr.

Além disso, os espelhos são aliados na ampliação dos espaços, duplicando móveis ou paredes decoradas.

Uso das cores

A maioria das pessoas sabe que as cores claras são um item básico para ampliar espaços e garantir sofisticação. Tanto na pintura de paredes, quanto no uso das cores nos móveis, as cores claras fazem o ambiente parecer muito mais espaçoso. Porém, não são só as cores claras que auxiliam na ampliação do espaço, cores escuras no teto ou na parede final podem alongar o cômodo.

Lembre-se: Não é porque o apartamento é pequeno que precisa ser decorado apenas em tons pastéis. Ele é seu e deve ser personalizado de acordo com seu estilo!

Invista em objetos de decoração e quadros com cores estilizadas e vibrantes.

Aproveite a luz ambiente

A luz é uma grande aliada para garantir a harmonização dos ambientes, e também para  tornar o ambiente amplo e iluminado.

Não deixe de forma alguma que móveis impeçam a passagem da luz ou sejam posicionados em frente às janelas. Invista também em cortinas brancas com tecidos finos para garantir elegância e suavidade ao ambiente.

Se a sua ideia é reformar o imóvel, lembre-se que janelas grandes de vidro são ideais para valorizar o apartamento e permitir que a luminosidade se estenda por toda casa.

Não sabe como pode fazer isso? Confira nosso artigo com 5 dicas para deixar seu lar mais iluminado!

Paredes e divisórias

As paredes e divisórias móveis são indicadas para separar um local do outro e esconder cômodos que você não quer que esteja visível, por exemplo, a sala de estar unificada a cozinha, ou a área de serviço.

Os ambientes integrados estão cada vez mais comum nos grandes centros, repensar esses espaços com economia e eficácia tem a ver com as soluções em divisórias.

Portas de correr, divisórias deslizantes, estantes vazadas que separam, mas também unificam o local são excelentes opções para quem busca apartamentos pequenos decorados.

Como utilizar os espelhos em apartamentos pequenos decorados

Entre um dos poucos itens de decoração utilizado pela maioria dos arquitetos ou decoradores, os espelhos são unânimes como item de decoração e sensação de amplitude.

Sofisticados, simples, elegantes, divertidos, arrojados, a variação de estilo está ligada também ao propósito que você deseja empregar no ambiente. Tanto na ampliação dos espaços, quanto na decoração, os espelhos caem bem em cômodos de todos os tamanhos e estilos.  

Primeiro defina seu objetivo com o espelho: aumentar o espaço? duplicar ambientes? valorizar uma parede ou um móvel específico?

Há inúmeras formas de empregar corretamente os espelhos e os erros não podem fazer parte da instalação. Lembre-se que o espelho irá refletir todas as áreas em contraposição e você não vai querer o reflexo do banheiro em sua sala de estar, não é?

Escolha o melhor local de acordo com o posicionamento  

Para atrelar profundidade e amplitude, colocá-lo na parede do fundo do cômodo é a opção ideal. Aquela posição clássica que vemos na maioria das fotos de editoriais de arquitetura é atrás do aparador, local que valoriza vasos, garrafas e decorações.

Uma boa dica sobre o local ideal é estudar seu imóvel e imaginar qual parede você não gostaria que existisse, ao invés de quebrá-la, instale o espelho.

Se você deseja destacar a sua área verde, paisagismo residencial ou decoração do imóvel, posicione na parede oposta a este local.

Xô energia ruim: segundo as técnicas chinesas de harmonização de ambientes, feng shui, adicionar um espelho em frente a porta de entrada da sua casa repele toda energia negativa que um dia possa entrar.

Legal, não é? Embora tenha tantas utilidades, não abuse da quantidade de espelhos, vai ser chato ver o próprio reflexo a maior parte do dia.

Posição clássica para valorizar a sala de jantar

De acordo com esta imagem da Revista Casa (editora Abril), quando a mesa de jantar é posicionada da maneira é errada, a ideia de duplicidade não se concretiza.

Observa as duas imagens e veja como a mesa posicionada em 90º duplicou a quantidade de cadeiras e harmonizou o ambiente. Outro truque analisado nas duas fotografias se refere ao aparador; na foto 1 sem revestimento, a ideia “quebra” a fluidez, já na segunda foto a parede espelhada reflete de forma unificada toda a contraposição.  

Viu como é simples utilizar os espelhos para ampliar os espaços?

Que tal otimizar ainda mais sua casa com os móveis planejados exclusivamente para ela?

Móveis planejados: solução ideal para a falta de espaço

Decorar um apartamento de poucos metros quadrados com os móveis que já existem por aí é uma tarefa um pouco complicada.

É muito comum encontrar móveis fabricados para casas espaçosas que podem absorver em qualquer ambiente um grande sofá, mesas e outros.

Por isso os móveis planejados, ou multiuso, são tão importantes para espaços pequenos. Aproveite o máximo que eles têm a oferecer para otimizar o espaço, além disso, podem ser utilizados em qualquer cômodo da residência: da cozinha aos banheiros.

A cozinha pequena é um fator em comum com a maioria dos apartamentos e por isso levam boa parte dos móveis planejados e multiuso.

Opções alternativas de armazenamento, depósitos e gavetas elevadas na parede, portas esconderijo, cama baú, são ótimas soluções de economia de espaço prezando um layout moderno e bonito.

Confira alguns apartamentos pequenos decorados com os móveis planejados:

Para você que tem receio de investir nos móveis planejados por medo de nunca mais utilizar em outro local, caso mude de residência, é possível reformá-los e adaptá-los da maneira que quiser.

Aproveitando o material e muitas vezes o formato do móvel.

Para isso verifique com seu marceneiro a possibilidade de fazer esses ajustes no futuro, ok?

Descubra a melhor disposição dos móveis na sua casa

Já vimos neste artigo o quão fundamental é conhecer o espaço antes de comprar os móveis.

Mas se você já comprou todos seus móveis e está se perguntando o que fazer com eles… Calma! Ainda dá tempo de resolver alguns erros com soluções básicas!

Primeiro, avalie a dimensão do cômodo e coloque seu projeto em um papel para fazer um esboço de tudo que você quer ver no imóvel.

Dessa forma, é possível verificar com antecedência a disposição dos móveis em cada cômodo e se há exagero na quantidade ou no tamanho deles.

Existem aplicativos amadores de design de interiores para smartphone que poderão te ajudar muito durante a fase de planejamento, confira alguns deles:

  • Home 3D

  • Mark On Call,

  • Floor Plan Creator

  • Interior Design

  • Homestyler.

Priorize espaço para sua circulação e dos visitantes. Uma ótima maneira de fazer isso é separar uma área relevante entre os móveis deixando o vão livre para passagem. Elimine também o excesso de móveis e objetos decorativos que possam atrapalhar a locomoção, como luminárias de chão, plantas, bancos, puffs e outros.

A medida ideal é de 80 cm para a passagem entre os móveis.

Confira algumas dicas práticas que poderão te ajudar na organização:

  • Mesas redondas são ideais para ambientes pequenos, por não possuir quinas, este formato deixa o cômodo mais informal;

  • Evite muitos conjuntos de estofados e sofás;

  • Em quartos de solteiros, encoste a cama na parede para otimizar o espaço. Já no quarto de casal, posicione-a de modo que os dois lados estejam livres para passagem;

Gostou de todas essas dicas?

Dá para acreditar que ainda tem muito mais truques infalíveis para otimizar seu apartamento?

Confira nosso eBook “Tudo que você precisa saber para aproveitar o espaço do seu apartamento”

Conheça a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada por seus apartamentos de qualidade e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 28 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.
Conheça os nossos empreendimentos e entre em contato com um de nossos atendentes!

Política de Privacidade 2018 Copyright - Todos os direitos reservados.