Paisagismo residencial: saiba aproveitar melhor os espaços

Postado em em 02/08/2018 às 11h26
paisagismo-residencial.jpg

Paisagismo residencial: saiba aproveitar melhor os espaços

Que tal transformar um espaço vazio ou um local antes ocupado e desorganizado em um um ambiente belo e agradável? Saiba como o paisagismo residencial tem mudado a estética de ambientes pequenos ou nunca antes aproveitados em locais surpreendentes.

Vamos lá?

Definindo espaço

O primeiro passo para fazer paisagismo residencial é definir onde será feito.

É importante que também seja pensada a forma de irrigação e a claridade, e que seja um ambiente bem-arejado.

Jardins verticais

Os jardins verticais são ideais para ornamentar muros e paredes, decorando lugares como corredores e locais com uma boa incidência de luz do dia.

O mais legal é que além de se ter uma bela paisagem e uma grande variedade de plantas, os jardins verticais contribuem para a redução da poluição atmosférica e diminuem os efeitos das ilhas de calor.

Assim, é ideal para quem mora em cidades e metrópoles, já que por lá esse fenômeno é bastante comum.

Além disso, os jardins verticais melhoram o ar interno dos ambientes e reduzem a intensidade dos ruídos.

Sem nenhuma dúvida eles são uma das melhores soluções para o paisagismo residencial

Mas lembre-se:

A seleção das plantas deve ser cuidadosa, pois devem estar adequadas às condições que o ambiente possibilita.

Vasos de planta

Utilizar vasos de planta parece ser algo comum para decoração de ambientes, afinal, quem nunca visitou a casa da vovó e se deparou com vários vasinhos de plantas espalhados pela casa? E de fato é comum, o que vai mudar é a forma de aplicação.

Utilizar vasos de plantas de variados tamanhos, em janelas, espaços com prateleiras ou em um lugar bem-iluminado deixará sua paisagem muito agradável.

Plantas Cascatas

Elas são umas das plantas mais utilizadas em paisagismo residencial.

São conhecidas pela sua forma, que tem aparência de véu ou cascata.

Além disso, podem ser usadas de diversas maneiras no espaço, seja pendurada ou em paredes fazendo parte dos jardins verticais.

É ideal para ser cultivada dentro de casa, pois sobrevive em locais frescos e não tolera contato direto com o sol.

Caixas de madeira

É uma técnica simples, mas que quando bem-feita muda totalmente o visual do ambiente, isso porque é feita em sua maioria de forma artesanal, utilizando caixotes de madeira reutilizados e decorando conforme seja o ideal para sua ornamentação.

Horta em casa

Ter uma bela paisagem em casa já é algo muito bom, então que tal juntar o útil ao agradável?

Além de uma belo lugar e um ambiente mais saudável e harmonioso você também pode cultivar hortaliças e algumas ervas em casa.

A facilidade de cultivar e o benefício de ter hortaliças, ervas e temperos fresquinhos bem perto de você já é motivo suficiente para pensar em fazer sua própria horta.

Pedras que valorizam

Pedras decorativas podem ser um elemento muito importante na sua paisagem, elas podem dar o contraste perfeito para suas flores, além de serem indicadas para fachadas.

São fáceis de serem encontradas e com uma enorme variedade de formas, tamanhos e cores.

Compondo o ambiente

É muito importante que o local também transmita a sensação de interação homem e natureza.

Por isso, além de compor o local com plantas e decorações naturais.

Essa composição além de causar harmonia também se tornará um ótimo local para descanso.

Utilizar uma variedade de plantas e flores pode enriquecer o ambiente.

Se você já ouviu falar na expressão “anão de jardim” então já sabe do que estou falando. Usar algumas peças como esculturas pequenas,objetos em forma de animais pequenos também contribuem para um local bem-decorado.

Mini jardins

Uma das novas tendências para paisagismo visando a praticidade do dia a dia são os mini jardins.

Cultivar pequenas espécies de plantas em bandejas, bacias ou recipientes abertos para decorar qualquer lugar da casa de uma maneira simples pode fazer toda diferença no ambiente.

As plantas mais recomendadas para esse tipo de cultivo são as plantas chamadas popularmente como suculentas”, que não exigem grandes cuidados de cultivo.

Novas tendências do paisagismo

São ilimitadas as ideias que você pode ter para ornamentar a sua paisagem, e a boa notícia é que novas formas têm surgido e aqui estão algumas delas:

Plantas de folhagem colorida

É evidente que as flores nunca sairão de moda, mas as plantas coloridas têm ganhado a atenção de muitos admiradores, e com razão.

Isso porque há uma grande variedade de cores e formas que têm se adequado muito bem aos ambientes, dando vida e muito contraste.

Sustentabilidade

É muito comum vermos essa palavra em tudo que é denominado “novo” e com o paisagismo não é diferente.

Utilizar materiais reciclados ou o reaproveitamento deles de forma inteligente tem sido uma  saída tanto econômica quanto consciente.

Fazendo o reaproveitamento de materiais você contribui com responsabilidade para o meio ambiente, tem em belo jardim e vai economizar aquela grana, que no final das contas faz toda diferença.

Pronto para fazer seu paisagismo residencial?

Sabemos que a vida na cidade é complicada, falta tempo, espaço, e se planejar tem sido uma tarefa difícil na proporção em que as pessoas acumulam coisas, mas sentem a necessidade de melhorar o ambiente onde vivem.

O paisagismo tem ensinado isso da forma mais criativa e inteligente possível, traz benefícios para as pessoas e para o espaço onde elas vivem.

Então, não existe mais desculpas para não querer fazer. De qual você gostou mais?

 
Política de Privacidade 2024 Copyright - Todos os direitos reservados.