SBPE: o que é e como funciona para financiar um imóvel

Postado em em 17/07/2018 às 18h12
sbpe.jpg

Como o SBPE pode ser utilizado para financiar um imóvel?

 

Se você anda pesquisando sobre financiamento imobiliário, muito provavelmente já viu a sigla SBPE sendo usada em algum lugar, não é mesmo?

Mas afinal o que significa isso?

E qual a relação existente entre SBPE, SFH, SFI e FGTS?

Se você chegou a esse texto completamente confuso diante de tantas siglas, pode ficar tranquilo porque até o fim dele nós te ajudaremos a resolver essas dúvidas de uma vez por todas.

Fica com a gente e até o final do artigo vamos, juntos, descobrir o que é SBPE.

O que é SBPE?

SBPE significa Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A sigla diz respeito a uma espécie de linha de crédito para financiamento, em outras palavras, SBPE é um tipo de fundo monetário de onde são retirados rendimentos da poupança para conceder empréstimos financeiros.

Essa definição ainda te deixou confuso? Não se desespere.

Para compreender exatamente o que o termo significa, primeiro vamos explicar rapidamente como funciona o sistema de crédito para financiamento imobiliário no nosso país e assim você vai entender efetivamente o SBPE.

Veja a seguir.

Sistemas de crédito para financiamento de imóveis

Lembra das siglas que citamos no comecinho do texto? Então, chegou a hora de entender o que elas têm a ver com o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Acompanhe.

Todo cidadão brasileiro que precisa pedir dinheiro emprestado a um banco (ou outro agente financeiro) para financiar a compra de um imóvel vai ter o crédito concedido de acordo com os sistemas SFH e SFI.

Eles dizem respeito aos dois principais sistemas de crédito para financiamento de imóveis em nosso país e o que muda de uma para a outra é a maneira como os juros, a quota e os prazos são administrados.

Se você costuma acompanhar nosso blog, já deve ter visto o artigo onde explicamos tudo a respeito do tema: “Financiamento para imóvel: tudo que você precisa saber”.

Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Os bancos especializados em conceder crédito para a compra de imóveis, utilizam o dinheiro referente aos depósitos em caderneta de poupança e os recursos do FGTS.

Há algum tempo, publicamos um artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre a compra de imóvel com FGTS. Se você ainda não viu, vai aqui mais uma dica.

Ao usar o FGTS, o comprador de imóvel se esbarra com uma série de restrições que não existem na compra pelo SBPE.

Como por exemplo, para financiar um imóvel com o fundo de garantia, é exigido que o trabalhador:

  • não tenha nenhum imóvel cadastrado no SFH em qualquer parte do país (nem mesmo casa ou apartamento em seu nome na cidade onde pretende morar);

  • precisa habitar ou trabalhar no mesmo município onde deseja comprar o imóvel.

Em outras palavras: o trabalhador que planeja comprar um segundo imóvel não poderá fazer isso utilizando os recursos do FGTS.

Outra restrição é que o FGTS só pode ser utilizado por pessoa física e para compra de imóvel residencial registrado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ou seja, aqueles imóveis que custam no máximo 950 mil reais.

Se você for pessoa jurídica e precisa comprar um imóvel para fim comercial ou até mesmo está tentando comprar um segundo imóvel porque deseja mudar de endereço, o SBPE é a alternativa para você!

Confira a seguir como funciona e as vantagens desse sistema de crédito.

Entenda como funciona o SBPE

Como já antecipamos, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é o tipo de fundo de crédito para financiamento utilizado por quem deseja comprar um imóvel fora do SFH ou não pode usar os recursos do FGTS.

Com os recursos do SBPE, uma pessoa física ou jurídica pode adquirir um imóvel novo, usado, em construção ou um terreno, sem um teto de valor preestabelecido.

Nessa modalidade de empréstimo, as parcelas podem ser pagas em até 420 meses ou 35 anos e as taxas de juros variam de acordo com o banco contratado.

Os bancos também costumam financiar até 80% do valor do imóvel quando as taxas de juros são pós-fixadas ou até 70% com taxas pré-fixadas.

Em resumo, as principais vantagens de utilizar o SBPE são:

  1. Possibilidade de comprar um segundo imóvel e registrá-lo em seu nome;

  2. Permite aquisição de imóveis novos ou usados;

  3. Pode ser utilizado para aquisição de terreno, construção em terreno próprio ou reforma.

Agora, você pode estar se perguntando, como os bancos conseguem recursos para emprestar dinheiro pelo SBPE?

A resposta é simples. A legislação brasileira determina que as instituições financeiras podem utilizar até 65% do dinheiro investido por seus correntistas para operar os empréstimos nessa modalidade de crédito.

Como já deu para notar, no SBPE os financiamentos podem ser feitos dentro ou fora do SFH. O sistema de amortização das parcelas utilizado é a tabela SAC.

Outra facilidade concedida nesse caso é a possibilidade de ter as prestações debitadas em conta corrente ou folha de pagamento.

Condições para adquirir crédito no SBPE

As regras para a aquisição de imóveis no SBPE não diferem muito das regras para a concessão de carta de crédito em outros sistemas, a seguir, acompanhe as principais delas:

  • Para solicitar o financiamento, a pessoa deve ser maior de 18 anos ou ser emancipado com pelo menos 16 anos completos;

  • Ser brasileiro natural ou naturalizado (estrangeiro com visto permanente);

  • A parcela do financiamento não pode ser maior que 30% da renda da família (soma de todos os salários e rendimentos comprovados dos moradores de uma residência);

  • O imóvel está submetido à alienação fiduciária, ou seja, o imóvel serve de garantia para o banco e não pode ser vendido até a quitação do financiamento;

  • Para conseguir o financiamento, o solicitante precisa ter como comprovar renda e não ter o nome sujo no SPC ou Serasa.

Além destas regras mais gerais que vimos agora, alguns documentos são exigidos para a solicitação de crédito no SBPE, confira a lista deles a seguir:

Documentos exigidos

  • Declaração de isenção de Imposto de Renda;

  • CPF;

  • Declaração negativa de propriedade do imóvel;

  • Declaração do empregador;

  • Solicitação de movimentação de conta vinculada do FGTS;

  • Permissão de débito;

  • Petição para débito em conta – SBPE.

E aí, entendendo tudo sobre o SBPE? Todas as dúvidas resolvidas?

Caso você tenha outras dúvidas sobre financiamento de imóveis, você pode resolvê-las acessando nosso eBook gratuito:
 


 

Nele você vai encontrar mais informações sobre como funcionam os diferentes tipos de financiamento, como se preparar para um e a importância do FGTS.

Esperamos ter te ajudado e até o próximo artigo.

Conheça a Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada por seus apartamentos de qualidade e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 40 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.
Conheça os nossos empreendimentos!

Política de Privacidade 2024 Copyright - Todos os direitos reservados.