Apartamento Pronto ou na Planta: Conheça as vantagens e desvantagens

Postado em em 21/02/2018 às 15h47
pronto_ou_planta.png

Apartamento pronto ou na planta?

 

Está considerando a compra de um imóvel novo, mas está na dúvida entre um apartamento pronto ou na planta? Cada um contém as suas particularidades, confira agora mesmo quais são elas.

Sair do aluguel ou da casa dos pais é um sonho, não é mesmo? Todo mundo procura um lugar para chamar de seu, mas nesse momento surgem muitas dúvidas, como por exemplo: apartamento pronto ou na planta, por qual eu devo optar?

Se você está em busca da casa própria, mas não se decidiu ainda, não se preocupe, isso é muito comum, pois é uma decisão que pode ser para vida toda, então é preciso ter cautela na escolha.

Antes de iniciar o projeto de aquisição de um imóvel, é preciso escolher, além da forma de pagamento, o tipo de imóvel mais adequado ao seu estilo de vida.

Deste modo, conhecer as vantagens e desvantagens de um imóvel na planta ou pronto para morar é de extrema importância.

Veja mais abaixo as principais informações que você precisa para tomar a sua decisão quanto a compra do seu lar.

Apartamento pronto: vantagens e desvantagens

A conveniência de posse e a possibilidade de conhecer/vivenciar o imóvel e o condomínio são as grandes vantagens do imóvel pronto.

Um apartamento pronto tem maiores chances de apresentar esses três fundamentos, devido ser um empreendimento com todas as características finalizadas.

Porém, também existem algumas desvantagens.

Conheça os dois lados:

Vantagens:

  • Com o imóvel pronto, sair do aluguel torna-se mais rápido, pois não existe a necessidade de esperar anos pelo término da construção;

  • O imóvel pronto garante maior segurança, pois possibilita a vistoria de todas as instalações antes do fechamento do contrato.

Desvantagens:

  • Para a compra de um imóvel pronto é preciso ter uma quantia maior disponível para a contratação de um financiamento;

  • O financiamento de um imóvel pronto possui menos facilidades e taxas mais altas que um na planta.

Apartamento na planta: vantagens e desvantagens

A verificação da idoneidade e condições financeiras da construtora é totalmente importante no ato da compra de imóveis na planta, para que seja possível se assegurar de que o empreendimento é realmente seguro.

Um imóvel na planta é considerado como uma ótima forma de investimento, pois a valorização do empreendimento é algo natural para quem compra na planta..

Mas claro, como tudo na vida, uma aquisição desse tipo tem seus prós e seus contras. Veja quais são:

Vantagens:

  • Todos os trâmites da documentação envolvem diretamente a construtora e o proprietário;

  • Imóvel na planta costuma ser mais barato em relação a um imóvel pronto. Alguns imóveis exigem uma entrada mínima e um parcelamento com valores que são menores que o aluguel. Cabe no bolso de muita gente!;

  • Com o imóvel na planta, ganha-se tempo para programar o pagamento, sendo possível negociar parcelas e balões num prazo de alguns anos, o que fica mais leve para seu bolso;

  • Tendência de valorização do imóvel na planta, que após entrega costuma valer mais. Se a região foi uma área nova na sua cidade, que passou a receber investimentos, essa valorização tende a ser maior..

Desvantagens:

  • Se você mora de aluguel terá que arcar com essa despesa somada às parcelas do imóvel novo;

  • Para quem tem urgência de mudança essa opção fica inviável, já que você precisa aguardar o prazo de entrega e alguns trâmites dos órgãos públicos após conclusão da obra, que antecedem a entrega das chaves.

Quadro comparativo

Mostramos para você pontos positivos e negativos do investimento em um apartamento pronto ou na planta. Foi esclarecedor?

É possível que ainda esteja com dúvidas, certo?

Então, dá uma olhada no quadro comparativo que preparamos de forma bem detalhada para você. Ele vai te ajudar a ponderar na hora da sua escolha.


 

Veja também: Os tipos de financiamento imobiliário existentes

Pronto para tomar sua decisão?

A compra de um imóvel é considerada uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, não apenas pelo valor do investimento, mas por ser o momento de definição do ambiente que se encaixa melhor ao seu estilo de vida e pela liberdade de poder montar o seu próprio espaço.

Por isso os cuidados na hora da compra são de muita relevância, não importa se é um apartamento pronto ou na planta.

E agora que você já sabe as motivações do investimento em um imóvel, fique atento para fazer a melhor escolha para o seu futuro.

O que acha de conhecer os projetos da Nassal Construtora? Eles foram pensados para atender as suas necessidades!

Nassal Construtora

A carreira consolidada da Nassal é representada pelos seus empreendimentos e pelas ações que são desenvolvidas junto aos clientes e colaboradores.

A maior construtora de Sergipe e uma das 40 maiores do país, eleita em 2017 no Ranking ITC, possui práticas de gestão modernas, sendo uma referência no mercado regional pela qualidade dos empreendimentos e segurança nas entregas.

Empresa 100% sergipana, a Nassal, em 2018, completa 35 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e, mais recentemente, do município de Lagarto.

Conheça os nossos empreendimentos!

Política de Privacidade 2024 Copyright - Todos os direitos reservados.