MENU

Acessibilidade: direito de todos os condôminos previsto em lei

Acessibilidade.png

 

Muito mais do que uma questão de cidadania, a acessibilidade é um direito de cadeirantes, idosos, pessoas que possuem alguma dificuldade pontual, previsto em lei. Por isso, listamos alguns pontos importantes sobre acessibilidade nos condomínios:

 

- A construção, ampliação ou reforma de condomínios residenciais ou comerciais devem atender aos preceitos da acessibilidade na interligação de todas as partes de uso comum ou abertas ao público, conforme os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

 

- Entre os espaços do condomínio que devem seguir as normas de acessibilidade estão: piscinas, andares de recreação, salão de festas e reuniões, saunas e banheiros, quadras esportivas, portarias, estacionamentos e garagens.

 

- Todas as portas das áreas comuns do edifício, por exemplo, devem ter no mínimo 80 centímetros de largura para permitir a passagem de uma cadeira de rodas.

 

- Na garagem, os deficientes devem ter reservadas vagas próximas ao elevador com um espaço de circulação adicional de 1,2 metros entre os veículos, o que permite que ele entre e saia do carro utilizando a cadeira de rodas.

 

- Os sanitários de uso comum de um condomínio devem ser adaptados para cadeirantes.