MENU

6 Dicas para dormir bem

dormi bem.png

Ter uma noite de sono bem dormida é essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa. Durante o sono, o nosso corpo repõe as energias gastas durante o dia,  reforça o sistema imunológico e rejuvenesce nossas células.

Confira abaixo as 6 dicas para eliminar as perturbações do sono e dormir bem:

 

1. Respeite o horário de dormir.

São necessárias de 8 a 9 horas de sono diárias para que se esteja bem no dia seguinte. Se você acorda cedo, durma cedo também.

horas para dormir.jpg

 

2. Tome um banho quente.

O banho te ajudará a limpar o cansaço do dia e a relaxar, já que ele provoca mudança na temperatura do seu corpo.

 

3. Leia um livro.

Deite-se quando estiver com sono e leia um livro que te traga paz, de preferência sob uma luz mais fraca. Tornando essa atitude um hábito antes de dormir, você enviará ao seu cérebro um alerta de que é hora de relaxar.

Ler livros.jpg

 

4. Evite bebidas estimulantes.

É preciso evitar o consumo de bebidas como café, energéticos e refrigerantes depois das 17h. Prefira um copo de leite morno e outros alimentos que favorecem o sono.

 

5. Pratique exercícios regularmente.

Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente, ao praticar exercícios seu corpo irá precisar de descanso. Mas realize as atividades antes das 21h, para que isso não prejudique o sono.

 

6. Crie um ambiente confortável para dormir.

Seu quarto deve ser escuro, com uma temperatura agradável (nem quente, nem fria). Outros detalhes importantes para dormir bem são um bom travesseiro e um pijama aconchegante.

 

Se a insônia persistir mesmo depois de colocar essas dicas em prática, procure um médico. Ele te ajudará a resolver os problemas do sono e sua qualidade de vida será muito melhor.

 

Fonte: Huffpost Brasil.