MENU

Decor Nassal: Cortinas!

Foi-se o tempo em que a cortina era apenas um item para filtrar a luz nos cômodos, hoje ela vai muito mais além dessa única função, e em muitos casos a cortina é incorporada como um item de decoração.
A escolha da cortina perfeita para o seu ambiente é uma missão não tão fácil quanto se imagina. Com esse acessório você pode transformar seu ambiente deixando ele mais aconchegante, mais/menos iluminado, dar a sensação de um ambiente ampliado, trazer mais estilo e várias possibilidades.
Daremos algumas dicas para não errar na escolha da sua nova cortina!
 

3c04ab5ad0e67df7aeff170c85855c86.jpg

cortina_skonahem.jpg

• Tamanho Correto
O comprimento da cortina também merece atenção. Modelos longos, que começam no teto (ou pelo menos 15 centímetros acima da janela) e alcançam o chão, são os mais usados por “alongar” o ambiente. Cuidado para não deixá-las muito curtas, dando a impressão de que faltou tecido, ou muito longas a ponto de arrastar no chão e sujar com facilidade.
Modelos curtos, comuns em cozinhas e salas de almoço, também podem ser usados quando houver a presença de móveis posicionados logo abaixo da janela. Nesse caso, ele deve terminar de 10 cm a 15 cm abaixo da janela. Em ambos os casos, é importante deixar ao menos 10 cm de tecido de cada lado do vão da esquadria, para garantir o acabamento.

7bb6319003a6e02628343eccf6f25ca7.jpg
 
66a2e63ac9326206ccb4d5ee4189d4fd.jpg
 
35644ad34ad8300e6fc5fafb74ca3c99.jpg


• Trilho ou varão?
As cortinas de tecido podem correr em trilhos ou varões. Os varões ficam geralmente expostos e pedem o uso de argolas, ilhoses ou alças passantes para que a cortina corra (muitas vezes com dificuldades), aumentando ou reduzindo o volume da ondulação protetora.
O trilho suíço permite que a cortina corra mais facilmente, no entanto, sua estética pouco atrativa faz que permaneçam escondidos em cortineiros (bandôs) de gesso ou madeira. Mas a grande dificuldade do modelo é a manutenção, já que não pode ser colocado diretamente na máquina de lavar porque as estruturas metálicas enferrujam.

• Dicas Bônus
- Ampliar o ambiente: pé direito bem alto e posicione as cortinas mais perto do teto possível. - Cortinas estampadas: elas dão a sensação de um ambiente menor e mais aconchegante.
- Persianas e Cortinas de Tecido: esse mix é sempre bem vindo, onde cada uma tem a sua função: persiana (controlar a luz) e cortina (dar sensação de aconchego)
- Dê um charme e substitua tradicional varal por outros materiais como: galho, metal, corda e outros
- Prendedores: troque por cintos de couro, colar de miçanga, fitas coloridas, cordão e outros materiais.

Fonte: Delas.IG / Casa de Firulas | Imagens: Pinterest